Descubra como definir os pontos de iluminação da sua casa

A iluminação faz toda a diferença em qualquer espaço. Ela deixa o ambiente mais aconchegante, confortável, convidativo e, também, é responsável por provocar as sensações de energia ou relaxamento. Você sabe quais são as opções de luzes mais indicadas para cada cômodo da casa? Se ainda não faz ideia, continue a leitura para descobrir.

Sala de estar

Este cômodo permite que a iluminação seja versátil. Isso porque o ambiente costuma reunir moradores e visitas, não se restringindo a uma única atividade. Como recomendação, sugerimos descentralizar pontos e setorizar o espaço, a partir de luzes laterais e indiretas. Abajures e arandelas de parede cumprem esse papel.

Se quiser proporcionar um clima mais aconchegante, o dimmer para o controle da intensidade da luz pode ser uma boa ideia. Outra sugestão é destacar determinados pontos — como itens de arte e poltrona de leitura — por meio de spots embutidos no forro e luminárias com foco direto.

Sala de jantar

A estrela da sala de jantar é a mesa. Por isso, ela pede uma luz de centro, que pode ser fornecida com um lustre. Atenção ao foco luminoso, que deve ficar acima da mesa (cerca de 80cm), e não na cabeça de quem estiver sentado. De resto, basta usar a criatividade para criar o clima perfeito. Que tal dois pontos de luz ou incluir uma arandela com luz direta?

Quarto

O quarto é o local de descanso da casa. Por isso, luzes fortes e brancas são dispensáveis, já que despertam o corpo. Então, aposte nos tons amarelos e em uma luminária pendente no centro do quarto. Gosta de ler antes de dormir? Abajures ou luminárias reguláveis nas laterais da cama são perfeitos para a atividade.

Cozinha

A cozinha deve ser o ambiente mais iluminado do seu lar. Escolha a luz intensa e branca, que seja suficiente para visualizar os alimentos de maneira detalhada e não errar na hora de manusear utensílios. Luzes fluorescentes, plafons e spots vão muito bem quando espalhados pelo teto. Para finalizar, considere inserir fitas de LED embaixo dos armários suspensos e acima das bancadas, respeitando a distância mínima de 90cm entre a luz e a superfície.

Banheiro

Nos banheiros, a luz deve ser mantida o mais parecida possível com a natural. Isso porque é essencial não criar sombras para que se tenha noção exata do que está refletido no espelho. Assim, a maquiagem, a barba e o penteado ficarão bem executados. Para não errar na composição, use luz difusa próxima ao espelho e arandelas com tampo de acrílico, uma vez que elas diminuem o ofuscamento. Próximo ao chuveiro, lembre-se das luzes blindadas.

Agora que você já conhece as principais dicas para acertar na iluminação de casa, siga o nosso perfil no Instagram e conheça muitos outros conteúdos sobre esse universo repleto de luz!